A água é indispensável à vida. São várias as funções que ela desempenha no organismo.

Alimentação humana
OS ALIMENTOS COMO VEÍCULO DE NUTRIENTES
Importância dos alimentos
Todos os animais, incluindo o homem, precisam de se alimentar para sobreviver. Porque são tão importantes os alimentos?
Os alimentos são uma mistura de substâncias com o nome de nutrientes. Os nutrientes existentes nos alimentos são fundamentais para a nossa existência porque:
- fornecem energia ao organismo
- fornecem substâncias para o crescimento, manutenção e reposição dos materiais do nosso corpo
- fornecem substâncias que regulam e protegem o organismo
Nutrientes e as suas funções
Proteínas ou Prótidos
- têm função plástica, ou construtora. São importantes para o crescimento e para o desenvolvimento intelectual.
- predominam na carne, peixe, ovos e leite, ou seja, alimentos de origem animal
Glúcidos ou Hidratos de Carbono
- têm função energética mecânica. Dão-nos energia para as atividades do dia-a-dia e para as funções vitais do organismo.
- predominam nos cereais, massas, arroz, pão
Lípidos ou Gorduras
- têm função energética calorífica. Permitem manter a temperatura corporal.
- predominam no azeite, óleos, manteiga, banha, toucinho
Água
- tem função plástica e reguladora. É o nosso principal constituinte e é fundamental para transportar materiais, eliminar substâncias tóxicas e para regular a temperatura corporal.
- existe em todos os alimentos, essencialmente na fruta e nos vegetais
Minerais
- têm função plástica e reguladora. Uns são constituintes dos ossos, dentes e sangue e outros são protetores dos dentes e do sistema nervoso.
- existem em praticamente todos os alimentos, essencialmente na fruta e vegetais
Vitaminas
- têm função reguladora/protetora. São geralmente identificadas pelas letras do alfabeto e cada uma têm uma função específica no organismo.
- encontram-se principalmente na fruta, nos vegetais e no leite
Fibras
- têm função reguladora. São importantes para o bom funcionamento do intestino grosso.
- encontram-se nos alimentos de origem vegetal
Doenças provocadas pelo excesso ou carência de nutrientes
Carência de proteínas:
- atrasos de crescimento
- dificuldades de aprendizagem
- pouca resistência às doenças
Carência de glúcidos:
- perda de força e energia
- emagrecimento
Excesso de glúcidos e lípidos
- obesidade
- doenças cardiovasculares
- diabetes (açucar no sangue)
Carência de vitaminas (avitaminoses)
- xeroftalmia (afeta a visão) – falta de vitamina A
- beribéri (afeta músculos e sistema nervoso) – falta de vitamina B
- escorbuto (afeta as gengivas e os dentes) – falta de vitamina C
- raquitismo (afeta os ossos) – falta de vitamina D
Carência de minerais
- desiquilíbrios no organismo
Roda dos alimentos
- escolher pelo menos um alimento de cada setor
- variar os alimentos de cada setor
- comer em maior quantidade os alimentos dos setores de maior área
Hábitos alimentares corretos
- tomar pequeno-almoço completo
- não ficar mais de 3 horas sem comer
- fazer 4 a 6 refeições por dia
- aumentar o consumo de leite, peixe, fruta e legumes
- reduzir o consumo de gorduras, açucar e sal
- fazer uma alimentação variada
- não comer em excesso
Conservação dos alimentos
- congelação
- pasteurização
- salga
- fumagem
- adição de conservantes
Sistema digestivo dos humanos
Constituição do sistema digestivo humano
Tubo digestivo:
- boca
- faringe
- esófago
- estômago
- intestino delgado
- intestino grosso
- ânus
Órgãos anexos:
- glândulas salivares
- fígado
- pâncreas
Digestão
Digestão - conjunto de transformações que os alimentos sofrem ao longo do tubo digestivo até ficarem em partículas muito pequenas.
Sucos digestivos -sucos que decompõem os alimentos e facilitam a digestão:
- saliva – produzida pelas glândulas salivares
- suco gástrico – produzido pelas glândulas gástricas no estômago
- bílis – produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar
- suco pancreático – produzido no pâncreas
- suco intestinal – produzido pelas glândulas intestinais no intestino delgado
ÓRGÃO |
ENTRA |
AÇÃO MECÂNICA |
AÇÃO QUÍMICA |
FORMA-SE |
Boca |
Alimentos |
Dentes e língua |
Saliva |
Bolo alimentar |
Estômago |
Bolo alimentar |
Movimentos peristálticos |
Suco gástrico |
Quimo |
Intestino delgado |
Quimo |
Movimentos peristálticos |
Bílis, suco pancreático e suco intestinal |
Quilo |
Absorção digestiva e assimilação
Absorção digestiva – passagem dos nutrientes para o sangue e para a linfa através das vilosidades intestinais existentes nas paredes do intestino delgado.
Assimilação – quando as células transformam os nutrientes na sua própria matéria.
A parte do quilo que não é absorvida vai para o intestino grosso onde se formam as fezes que depois são expulsas pelo ânus.
Descrição do trajeto dos alimentos ao longo do tubo digestivo
- Ingestão dos alimentos
- Mastigação e insalivação – Formação do BOLO ALIMENTAR
- Deglutição, ou seja, passagem do bolo alimentar pela faringe até ao esófago. A epiglote evita que o bolo alimentar vá para as vias respiratórias.
- Os movimentos peristálticos do esófago empurram o bolo alimentar até ao estômago.
- O bolo alimentar permanece no estômago cerca de 3 horas e sofre a ação do suco gástrico e que com a ajuda dos movimentos peristálticos vai-se formar o QUIMO.
- O quimo passa pelo duodeno, que é o início do intestino delgado, onde recebe a bílis e o suco pancreático. Permanece no intestino delgado de 4 a 6 horas e com a ação da bílis, do suco pancreático, suco intestinal e dos movimentos peristálticos forma-se o QUILO.
- Absorção, ou seja, os nutrientes passam para o sangue e para a linfa através das vilosidades intestinais.
- O que não é absorvido pelo organismo vai para o intestino grosso onde se vão formar as fezes que depois vão ser expulsas pelo ânus.
Cuidados a ter com o sistema digestivo
- Conservar os dentes em bom estado
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos
- Não comer exageradamente para não dilatar o estômago e provocar uma indigestão
- Comer alimentos ricos em fibras e beber água para prevenir a prisão de ventre
- Não ficar mais de 3 horas sem comer
- Não tomar banho nem exercício físico depois das refeições
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PARA TERMOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVEMOS TER EM CONTA AS SEGUINTES REGRAS:
1. SEGUIR AS INDICAÇÕES DA RODA DOS ALIMENTOS
a) Devemos comer diariamente alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos nas proporções indicadas pela Roda (mais alimentos dos grupos maiores e menos dos grupos menores);
b) Devemos variar o mais possível os alimentos dentro de cada grupo:
Exemplo 1 - Grupo dos alimentos ricos em glícidos: se comemos arroz ao almoço podemos escolher, por exemplo, massa ao jantar;
Exemplo 2 - Grupo dos frutos: se a sobremesa ao almoço foi banana, então ao jantar devemos escolher outra peça de fruta, como uma maçã.
2. DEVEMOS TOMAR SEMPRE O PEQUENO ALMOÇO - é a refeição mais importante do dia;
3. FAZER 5 A 6 REFEIÇÕES AO DIA - pequeno-almoço, merenda da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
4. COMER DE 3 EM 3 HORAS - o intervalo entre as refeições não deve ultrapassar este tempo.
5. NÃO COMER QUANTIDADES EXCESSIVAS DE ALIMENTOS NUMA SÓ REFEIÇÃO.
6. COMER DEVAGAR E MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS.
7. DEVE-SE EVITAR O CONSUMO DE DOCES E REFRIGERANTES - a água é a bebida que deve acompanhar as refeições. Os alimentos ricos em açúcar provocam obesidade e são responsáveis por doenças como cárie dentária ou diabetes.
8. OS FRITOS DEVEM SER SUBSTITUÍDOS POR COZIDOS, GRELHADOS OU ESTUFADOS COM POUCA GORDURA.
9. EVITAR O CONSUMO DE SAL EM EXCESSO - o sal provoca hipertensão arterial (tensão alta) e é responsável por doenças do estômago.
Sistema digestivo humano
Qual é o percurso de uma maçã no corpo humano desde que é ingerida
até ser eliminada sob forma de fezes?
Desde que entra na boca, a maçã vai atravessar uma série de órgãos em
forma de tubo que no seu conjunto constituem o tubo digestivo.
Na imagem ao lado podes
observar os diversos órgãos
do tubo digestivo.
Todos eles se encontram legendados.
O tubo digestivo inicia-se na boca, continua pela faringe, esófago,
estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e termina
numa abertura designada por ânus.
Podes no entanto reparar que há órgãos representados na imagem
que não estão legendados. Eles não fazem parte do tubo digestivo
mas contribuem para a transformação dos alimentos à medida que
estes vão percorrendo o referido tubo. Chamam-se glândulas anexas.
Glândulas
anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Como é que as glândulas anexas contribuem para a
transformação dos alimentos?
a) As glândulas salivares produzem saliva, a qual é
lançada na boca misturando-se com os alimentos;
b) O fígado produz a bílis, a qual é armazenada num
pequeno saco, a vesícula biliar, e lançada sobre os
alimentos quando estes atingem o início do intestino delgado;
c) O pâncreas produz o suco pancreático o qual é também
lançado sobre os alimentos no início do intestino delgado.
O conjunto dos órgãos do tubo digestivo e das glândulas
anexas constituem o sistema digestivo.
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Sistema digestivo humano: órgãos do tubo digestivo (legendados a vermelho) + glândulas anexas (legendadas a preto). |
Toma nota!
1. Tubo digestivo = boca + faringe + esófago + estômago
+ intestino delgado + intestino grosso + reto + ânus
2. Glândulas anexas = glândulas salivares + fígado + pâncreas
3. Sistema digestivo = tubo digestivo + glândulas anexas
Os nutrientes
Consequências dos desequilibrios entre os principais nutriente
Pirâmide dos alimentos
Exercícios
Exercícios: tNutrientes | Carências de nutrientes | Roda dos alimentos | Rótulos
Um filme para todos reflectirmos sobre o que está a acontecer no mundo.