SISTEMA DIGESTIVO

30/06/2013 11:51


 

O ser humano, para poder utilizar os nutrientes que estão contidos nos alimentos, têm que realizar a  digestão. 

               Digestão: o conjunto das transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em partículas mais pequenas e assim passar para o sangue.

Quando o alimento é mastigado pelos dentes, e misturado com a saliva pela acção da língua, fica reduzido a uma pasta mole, à qual se dá o nome de bolo alimentar.

Depois de formado o bolo alimentar, este passa da boca para a faringe, e daí para o esófago. A esta passagem dá-se o nome de deglutição.

No filme seguinte, podes observar as transformações dos alimentos na boca, formando-se o bolo alimentar, e a deglutição.

 

O bolo alimentar, quando chega ao estômago, vai sofrer a acção química do suco gástrico e a acção mecânica do movimento das paredes do estômago.
 
  • No estômago, devido à acção do movimento dos músculos das paredes do estômago, o bolo alimentar desloca-se durante aproximadamente três horas Esse movimento permite assim a mistura do bolo alimentar com o suco gástrico (produzido pelas glândulas gástricas), transformando-se em quimo.  

O quimo, depois de formado no estômago, é lançado por jactos sucessivos no duodeno (parte inicial do intestino delgado. Aqui, vai sofrer a acção química dos sucos digestivos e a acção mecânica dos movimentos das paredes do intestino delgado.

No intestino delgado, o quimo é sujeito aos movimentos das paredes do intestino delgado durante 4 a 6 horas, misturando-se com a bílis (produzido no fígado e armazenado na vesícula biliar) , com o suco pancreático (produzido no pâncreas) e com o suco intestinal(produzido nas gândulas intestinais, nas paredes do intestino delgado), transformando-se assim em quilo.
 

 
 
Os nutrientes, depois da digestão terminada, encontram-se agora nas suas formas mais simples. De seguida, serão absorvidos para o sangue - absorção digestiva.
 
O intestino delgado é a principal área de absorção dos nutrientes (fig. A). A absorção é muito eficiente devido à presença das vilosidades intestinais (fig B). Cada vilosidade contém capilares sanguíneos para onde são absorvidos os nutrientes.
 
 
 



Vilosidades intestinais (saliências em forma de dedo de luva que possuem ainda microvilosidades)



 
Depois dos nutrientes passarem para o sangue, este irá conduzi-los às células, onde serão utilizados e transformados em energia e no material constituinte da prórpia célula. A este processo chamamos assimilação.

Search site

Contact

Curiosidades: tempo de digestão de alguns alimentos


ALIMENTO:
TEMPO DE DIGESTÃO.


Sorvete de frutas:
5 minutos.


Prato de sopa:
1 hora.


Copo de leite:
1 hora e meia.


Prato de massa:
2 horas.


Salada verde:
2 horas.


Bife de carne vermelha:
2 horas.


Copo de refrigerante:
2 horas.


Porção de peixe:
2 horas.


Fatia de torta de morango:
2 horas.


Pão com manteiga:
3 horas.


Arroz, feijão e carne:
3 horas.


Hambúrguer:
3 a 4 horas.


Porção de linguiça:
6 horas.


Prato de feijoada:
6 a 8 horas.


Porção de bacon:
12 horas.

Make a free website Webnode